OBS: (A UNR passou a exigir o Certificado de Intermediário em Espanhol-(B2) a partir de 2018, portanto, antes de efetuar o contrato, tenha ciência disso)

Universidade Nacional de Rosário - UNR

A Universidade Nacional de Rosário é uma das mais buscadas por brasileiros que pretendem fazer um curso superior na Argentina, principalmente o curso de medicina.

Tem uma das mais completas e modernas estruturas da Argentina, utiliza o sistema de ensino europeu (PBL - Problem Based Learning - Aprendizado Baseado em Problemas), onde o aluno se forma possuindo total domínio da carreira elegida.

Para o ingresso na UNR, não há vestibular ou qualquer outro processo seletivo como acontece nas universidades brasileiras.

 

Para ingressar no curso de Medicina da UNR é necessário participar de um curso preparatório chamado MIU (Módulo de Inclusão Universitária).

No MIU o conteúdo abordado não tem a ver com matérias como química, física, anatomia, nem nenhum tema relacionado a carreira a ser cursada, basicamente falam sobre sociedade, história, assuntos relacionados com a saúde, direito a saúde, papel do profissional de saúde na sociedade, textos sobre saúde pública, conceito de saúde e doenças, sempre com a participação e opiniões dos alunos.

Para aprovar o MIU basta ter 75% de presença, e fazer uma prova que não é eliminatória, porque as perguntas são pessoais. O material bibliográfico utilizado é composto por 2 ou 3 livretos vendidos na própria faculdade.

 

Nas últimas semanas do MIU começam os seminários introdutórios de anatomia, histologia, laboratório e química e depois termina, quando começam as aulas.

 

Na UNR também vigora o sistema de liberdade de cátedra, no qual cada matéria de cada um dos cursos, poderá ser ministrada por mais de uma cátedra. Uma cátedra seria como que um grupo de professores, coordenados por um deles que tem total liberdade para ministrar determinada matéria da forma, com a metodologia e com a linha de pesquisa que entender mais adequada.

 

Ao iniciar na faculdade o estudo de determinada matéria, cada aluno é direcionado para uma determinada cátedra de cada uma das matérias que irá cursar naquele período. Por exemplo, se em um determinado período a pessoa for cursar Anatomia e Histologia, Saúde Mental e Bioética (matérias do segundo ano do curso de medicina), para cada uma das matérias mencionadas haverá mais de uma cátedra, e esse aluno será direcionado para uma determinada cátedra de Anatomia, uma determinada cátedra de histologia, etc... Dessa forma cada aluno terá uma "combinação" diferente de cátedras, e aprenderá a mesma matéria, mas com metodologias e professores diferentes.

 

Não há como escolher a cátedra de alguma matéria, nem como mudar de cátedra, isso é feito mediante sorteio de maneira aleatória. Desta forma, se uma determinada matéria possui duas cátedras, e naquele ano 200 alunos cursam tal matéria, aproximadamente 100 terão aulas de uma cátedra, e o restante de outra. Isso significa dizer que o conteúdo transmitido para cada um desses grupos de 100 alunos será diferente, não tendo qualquer obrigatoriedade de ser o mesmo.

 

A qualidade de ensino na UNR é alta, o corpo docente extremamente qualificado e a metodologia (PBL) revolucionária.


 

Explicação mais clara de como funciona o MIU
 

Para ingressar no curso de Medicina da UNR você deve fazer o MIU.
O MIU é um curso onde você vai estudar matéria como:
-Direitos Humanos
-Direito a Saúde
-Atenção Primaria a Saúde
-Estatuto da Faculdade
-Políticas de Saúde
Para aprovar é requisito cumprir um estágio supervisionado com um médico, você só deve observar o trabalho de um médico por no min 16h e fazer depois disso um relatório contanto sua experiência em base aos conteúdos estudados. Alguns professores permitem que essa pratica seja feita no Brasil.
Existe uma prova que é de opinião sua e perguntas de conceitos básicos.
O aluno deve ter no minimo 75% de assistência nas aulas (melhor não faltar na 1° e na última).
É obrigatório entregar todas as tarefas no tempo certo que cada professor pede.

 

O MIU começam no início de Dezembro, janeiro não tem atividades, volta em Fevereiro e em Março começa as aulas de Medicina.

 

Clique AQUI e confira os cursos de graduação oferecidos pela UNR

1/13
1/13
1/12
1/12
1/12
1/12
A UniAR entra em contato com você!

UniAR Assessoria Estudantil

CNPJ: 21.049.643/0001-08

NIRE: 29-8-0334063-4

Avenida Macaúbas, 310

Centro - Paramirim - BA

CEP: 46.190-000

WhatsApp

+55 (77) 99862-6769

Copyright © 2012 - 2020  -  UniAR Assessoria Estudantil